Uma Ave Maravilhosa
O canário é apreciado desde há muitos séculos fundamentalmente pela magnífica capacidade que tem para cantar.
Originário das ilhas Atlânticas: Madeira, Açores e Canárias de onde resultou o seu nome comum.
A sua adopção como animal domestico, teve origem no inicio do século XVI, Inicialmente apenas ao alcance da alta nobreza, tornou-se rapidamente numa companhia, num hobby e até numa profissão para milhares de pessoas em todo o Mundo.
Podemos dividi-los em canários de Porte (Plumagens Frisadas ou Lisas); de Canto (Harzer, Mallinois, Timbrado) e de Cor (Lipocromos e Melânicos)
A criação de canários tem tanto de belo como de difícil. Desenganem-se aqueles que pensarem que é fácil criar canários. Pois não é!
São precisas boas condições a todos os níveis para que as criações tenham um sucesso relevante. Mesmo assim, os criadores ficam sujeitos às imponderabilidades da própria natureza, que enumeras vezes tende a contrariar todos os esforços desenvolvidos pelos criadores.
Contudo, existem espécies que ainda assim têm taxas de sucesso bastante elevadas. Uma coisa é certa! Quanto mais apurada e rara for a raça, mais difíceis se tornam as criações.
Mas é esta dificuldade que concede ao sucesso dos criadores uma magia extraordinária em cada nascimento, em cada desmame, em cada muda de penas etc.
Se fosse fácil, não teria certamente o valor que tem!
O maravilhoso porte, canto ou cor do canário é algo que temos a sorte de poder desfrutar em nossas casas. Um pedacinho de natureza que os criadores e as suas aves nos proporcionam e que devemos tratar com o maior carinho e dedicação.
Por isso, se não tiver tempo ou condições para ele, evite tê-lo!
Caso contrário, faça como nós! Desfrute de cada momento maravilhoso que eles nos proporcionam.